Foto: Presidência da República/Roberto Stuckert Filho |
Tomou posse como novo ministro do Desenvolvimento Agrário, no Palácio do Planalto, na manhã desta quarta-feira (14), o deputado Pepe Vargas (PT/RS). A cerimônia iniciou às 11h30 com o discurso de despedida de Afonso Florence. Ele lembrou toda a construção de políticas públicas no Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), desde o primeiro governo Lula até o dia de hoje e os avanços conseguidos durante as gestões de Miguel Rosseto, de Guilherme Cassel e a sua. Ele ressaltou a iniciativa da presidenta Dilma Roussef de combater a miséria e disse que cerca de quatro milhões de pessoas do campo foram atingidas pelos programas do governo.
Pepe Vargas elogiou as gestões de seus antecessores e anunciou a sua intenção de avanços cujo principal é antecipar os resultados que seriam atingidos ao final de 2013 para concretizá-las ainda este ano. Vargas ressaltou que a agricultura familiar é responsável pela produção de 70 por cento dos alimentos na mesa dos brasileiros e o MDA deverá tornar-se um "verdadeiro Ministério de Desenvolvimento levando tecnologias para aumentar a produtividade e agregar valor à produção destes agricultores". O novo ministro ressaltou ainda a importância da reforma agrária como ferramenta de terminar com a miséria no campo e formar novos agricultores familiares produtores de alimentos de qualidade para a mesa dos brasileiros.
Vargas lembrou que foi prefeito de Caxias do Sul(RS), "cidade que foi resultado de um processo de reforma agrária no Império, onde foram assentados em pequenos lotes imigrantes, na sua maioria italianos e construíram um dos maiores pólos de desenvolvimento daquele estado". Lamentou que estas políticas "tivessem sido abandonadas no Império e até a metade do século passado, mais especificamente nos anos 60, pois a história do País teria tido outro rumo".
Elogio
Ao encerrar a cerimônia a Presidenta Dilma Roussef elogiou a gestão de Afonso Florence dizendo: "Eu quero começar a minha fala dirigindo ao ex-ministro Afonso Florence um cumprimento e agradecimento por sua dedicação ao governo, pela sua lealdade, pela sua seriedade, e por tudo que coordenou nesses 14 meses à frente do MDA. Afonso Florence trabalhou decisivamente na sua área e deixa um legado de realizações, capacidade de diálogo e continuidade da paz que vivemos no setor rural, no campo brasileiro. O ex-ministro Afonso conduziu com competência o conjunto de ações e políticas de estímulo à agricultura familiar, um dos pilares do meu governo".
A presidenta acrescentou que "o ministro Pepe Vargas falou do processo de constituição da pequena propriedade em Caxias do Sul, na região da Serra Gaúcha. De fato, é um caso de sucesso, é um caso de sucesso no Brasil a gente perceber o grau de distribuição de renda e de riqueza que tem naquela região".
Conforme ela, seu propósito ao lançar o programa Brasil Sem Miséria era articular o Ministério do Desenvolvimento Social com o Ministério do Desenvolvimento Agrário. "Esses dois ministérios são estratégicos para a redução da pobreza no Brasil. Mas não é só para a redução da pobreza. Porque não basta reduzir a pobreza se você não der um caminho produtivo. Ou no sentido do trabalho, ou no sentido do uso da pequena propriedade de forma efetiva, no que se refere à constituição da riqueza pública, no sentido não-estatal, mas da riqueza, do conjunto da riqueza deste país"
A presidenta afirmou ainda que "este País precisa da agricultura familiar para se transformar em uma grande nação, e é isso que eu tenho certeza que o deputado Pepe Vargas, agora ministro do Desenvolvimento Agrário, saberá cumprir", concluiu, desejando a Afonso Florence um bom e muito bem sucedido retorno à Câmara dos Deputados. E ao ministro Pepe Vargas, boa sorte, muito sucesso e, sobretudo, muito trabalho.
Fonte:
Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária-Incra
Endereço eletrônico: http://www.incra.ce.gov.br/
Fonte:
Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária-Incra
Endereço eletrônico: http://www.incra.ce.gov.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário