![]() |
Foto: Ascom Incra/SC |
A capacitação vai permitir aos municípios de Petrolândia, Caçador, Canelinha, Guarujá do Sul, Laguna, Luiz Alves, Modelo, Ouro, Paulo Lopes, Piratuba, Ponte Alta, Presidente Getúlio, Princesa, Salete, São Cristóvão do Sul, São Martinho, Tijucas, Turvo e Florianópolis cadastrarem os proprietarios rurais de sua jurisdição, sem que eles precisem se deslocar até a superintendência do Incra na capital.
O engenheiro florestal Felipe Weiduschat, que participa do treinamento, assumiu recentemente a UMC do município de Petrolândia (SC). Ele destaca a importância da capacitação para um bom atendimento. "Simultaneamente damos suporte às atividades do Incra e ao nosso agricultor, que agora nos procura sempre, não apenas no momento de obter um financiamento, mas para deixar suas propriedades em situação regular", ressaltou Weiduschat.
Cobertura
Em Santa Catarina, a cobertura da rede de atendimento abrange praticamente todo o estado, pois em 286 dos 293 municípios catarinenses há uma estrutura formal de atendimento. Os sete municípios que não possuem unidades de atendimento são municípios litorâneos, que praticamente não possuem imóveis com destinação rural, cujas economias são voltadas para o turismo. Preservar essa rede de atendimento é uma preocupação constante do Incra/SC, que regularmente oferecer cursos de capacitação.
O treinamento prepara os responsáveis pelas UMCs para acessarem a base de dados cadastrais do Incra em seus municípios de origem, possibilitando a alimentação e eventuais correções do sistema. Outra importante função dos responsáveis pelas UMCs é auxiliar na emissão do Certificado de cadastro Rural (CCIR) aos proprietários que não dispõem de serviços de Internet em suas residências. O CCIR é um documento imprescindível ao proprietário rural, pois é uma exigência dos agentes financiadores para o empréstimo de recursos para as atividades agrícolas, assim como para o arrendamento, a hipoteca ou a venda de propriedades rurais.
Os responsáveis pelas UMCs são servidores das prefeituras, que são designados, em seus municípios, para prestarem serviços aos proprietários rurais, em questões relativas ao cadastro e documentação das propriedades. Esses serviços ocorrem por meio de um termo de cooperação técnica que é assinado entre a autarquia e os executivos municipais, garantindo o atendimento aos proprietários ou detentores de terras rurais, no município em que residem.
Fonte:
Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária-Incra
Endereço eletrônico: http://www.incra.ce.gov.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário